quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Venezuela





Droga consumida: Álcool.






Na Venezuela, o alcoolismo é um grave problema de saúde pública, em especial nas periferias, onde se observa a presença de grupos em condições de marginalidade e pobreza extrema. Essas famílias constituem os grupos mais vulneráveis para o uso de drogas na Venezuela, sendo precoce o inicio de consumo (10 a 19 anos), e geralmente com álcool (9).
Pesquisas epidemiológicas revelam que o álcool é a droga mais consumida pelos jovens, sendo parte de um rito de iniciação na adolescência, onde assimilam as bebidas alcoólicas como parte da sua socialização, e como indispensável em qualquer reunião. Observa-se que a associação entre diversão e álcool é um fenômeno mundial, sendo que 5% das mortes de jovens entre 15 e 19 anos de idade são associadas ao consumo de álcool (7). Portanto, o alcoolismo se revela como um problema de implicâncias médicas, psíquicas, educativas e socioculturais.
DROGAS ILÍCITAS:
A Venezuela além do consumo excessivo de álcool é um produtor ilícito em pequena-escala do ópio e da coca para o processamento de opiados e dos derivativo da coca; entretanto, grandes quantidades da cocaína, heroína, e da marijuana transitam pelo país da Colômbia dirigidas aos Estados Unidos e a Europa; há significativa atividade da lavagem de dinheiro relacionada às drogas, especialmente ao longo da fronteira com a Colômbia e na Ilha Margarita; há um programa ativo de erradicação que alveja primeiramente o ópio; há sinais crescentes das atividades relacionadas às drogas por insurgentes Colombianos na fronteira.

Nenhum comentário: