quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Belize


BELIZE (1973) História
Na Antiguidade, Belize é habitado por índios da civilização maia. Os primeiros europeus chegam em 1502. A colonização inglesa tem início no século XVII e consolida-se em 1798, com a derrota dos piratas e espanhóis que disputam a região.
O país é reconhecido como Colônia Britânica em 1862. Permanece assim até 1964, quando ganha autonomia.
Território antigamente reinvidicado pelo México e a Guatemala (países fronteiriços), as Honduras Britânicas tomaram o nome de Belize à data de sua independência, em 1973, no âmbito da Comunidade Britânica.
Até o final dos anos 50, Belize vive do cultivo de banana, cana-de-açúcar e cítricos. Na década seguinte, a economia diversifica-se com a descoberta de petróleo e o desenvolvimento do turismo.
No entanto, a entrada de capital estrangeiro no país esbarra na insegurança causada pela histórica disputa de fronteiras com a Guatemala e pelo tráfico de drogas.
Em 1954, quando se institui o sufrágio universal, o Partido da Unidade do Povo (PUP), o único organizado, vence as eleições e governa por 30 anos.
Só em 1984 outra organização, o Partido Democrático Unido, derrota o PUP e estabelece a alternância no poder.
DROGAS ILICITAS:
Belize é um ponto principal de transbordo para a cocaína; é um pequeno produtor ilícito de maconha para o comércio da droga internacional; tem alguma atividade de lavagem de dinheiro relacionada ao setor offshore.

Nenhum comentário: