quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O consumo de drogas

Nos últimos 30 anos, o uso de drogas tem aumentado mundialmente de forma alarmante em todas as regiões, transformando-se em um problema de saúde pública e em uma adversidade para a humanidade. A Organização das Nações Unidas estima que 5.09% da população mundial nas idades de 15 e 64 anos já usou drogas. O aumento do tráfico de drogas nos diversos continentes afeta cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, fenômeno que é responsável por mais de 50% dos casos de delinqüência juvenil, sendo os adolescentes um grupo vulnerável para o uso de drogas ilícitas.
Para a sociedade em geral, o uso de drogas constitui uma das condutas mais amplamente percebidas como problema, afetando especialmente os adolescentes. A prevalência no uso e abuso de drogas na adolescência é alta. Na atualidade, o fácil acesso as drogas por parte dos adolescentes, os obriga a aprenderem a conviver e tomar decisões sobre o uso ou abstinência as mesmas. A crescente necessidade da autonomia que o adolescente experimenta o leva a rejeitar a proteção dos adultos, e a enfrentar situações e condutas de risco, que podem apresentar uma grave ameaça ao seu desenvolvimento. A necessidade de sentir-se especial pode levá-lo a acreditar que é invulnerável e que não sofrerá conseqüências mais prováveis dos riscos que correm. Os jovens que fumam e bebem regularmente apresentam uma alta prevalência de experimentação de drogas; além de apresentar uma atitude mais positiva perante o consumo de drogas ilegais.
Um estudo sobre drogas e delitos menciona que os adolescentes iniciam o uso de drogas ilícitas cada vez mais cedo, sendo o álcool o principal problema. Da mesma forma, observa-se que o uso de drogas legais e ilegais está aumentando perigosamente entre os escolares. O consumo de maconha foi evidenciado em 61.988 escolares; para PBC foi 35.143 escolares; e, para cocaína foi de 39.200 escolares. Com relação às drogas legais (álcool e tabaco, ilegais para os menores de idade) a cifra foi de 646.755 escolares. Outro estudo sobre o êxtase, droga sintética do uso oral com propriedade estimulante, apontou que os escolares de ensino médio têm reportado altos índices de consumo (6.9%). A população adolescente no Perú corresponde a 29% da população nacional, dos quais cerca de 70% vivem em áreas urbanas.

Nenhum comentário: